quarta-feira, 18 de abril de 2007

Equilibrio Histórico


Mais um grande prêmio completado nesta temporada. A Fórmula 1 agora terá um intervalo de 4 semanas até o início da fase européia com o grande prêmio da Espanha, no conhecidíssimo circuito da Catalunha. Tempo suficiente para refletirmos o aconteceu até agora na temporada 2007 da F1.

A Fórmula 1 moderna nunca chegou à sua fase européia com tamanho equilíbrio. Na liderança do campeonato três pilotos dividem a liderança com 22 pontos – Alonso, Kimi e Hamilton. Com 17 pontos vem o brasileiro Felipe Massa. Nick Heidfeld da BMW com 15 vem logo atrás. É um belo inicio de mundial.

A única vez que um houve um equilíbrio dessa magnitude foi em 1950, primeira temporada da F1. Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio e Johnnie Parsons tinham nove pontos ao fim das três primeiras corridas. Cada um venceu um GP, o da Inglaterra, de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis, que faziam parte do campeonato na época. Outros tempos...

Comentando sobre o GP do Bahrein, realizado no último domingo, aconteceu tudo que o Felipe precisava para se recolocar na briga pelo campeonato e ainda adiar a escolha da Ferrari pelo seu primeiro piloto, que pelo visto ainda vai levar algum tempo para sair essa definição da equipe de Maranello.

Massa foi perfeito durante todo o final de semana. Sempre andando entre os mais rápidos. Mostrou que quando larga na pole e permanece na frente ao final da 1ª volta, não dá chance a ninguém, apresentando total controle pela corrida. Foi assim em suas três vitórias na categoria, na Turquia, no Brasil e agora no Bahrein. Massa conseguiu um Hat-Trick, em português a famosa expressão barba, cabelo e bigode, marcando pole position e registrando ainda a melhor volta e a vitória no GP Barenita. Soube controlar Hamilton durante toda corrida. Impecável.

Vamos a alguns pitacos sobre o GP do Bahrein de F1.

> Que corridinha fez o bi campeão Fernando Alonso. De longe parecia o mesmo que venceu o GP da Malásia no domingo passado. Durante todo o final de semana pareceu apático. Largou em quarto e foi ultrapassado espetacularmente por Nick Heidfeld e terminou em quinto, longe dos líderes. A Mclaren anunciou que errou no acertou do espanhol e que a queda de um refletor que caiu em cima do modelo dentro dos boxes prejudicou o final de semana do espanhol. A frente do carro teve de ser substituída na manhã do sábado, horas antes do treino oficial. Medíocre participação.

> Heidfeld foi outro grande nome do GP Barenita. Vem aproveitando o ótimo desempenho de seu BMW para andar próximo dos líderes. Linda ultrapassagem por fora em Fernando Alonso o garantiu melhor colocação no Gp. Chegou em quarto pela terceira vez no ano.

> Kimi me pareceu o mesmo do GP anterior, o da Malásia. Sonolento e conservador, não mostrou vontade em momento algum da corrida. Sua expressão no podium era um retrato do seu final de semana.

> Rubens Barrichello chutou o balde na Honda, que precisa urgente de outro carro. É isso mesmo, recomeçar do zero. O Brasileiro não agüenta mais a falta de competitividade dos carros ecologicamente corretos da equipe nipônica. Disse em alto e bom som, para todos que estavam assistindo a transmissão, para sua equipe de box que esse é o pior carro que ele já pilotou na F1. Salvaram-se ainda os modelos Jordan de 1992 e 1993 e a Stewart de 1998. O jeito de Rubens é brigar com Button por resultados melhores, já que na F1 carro que nasce errado, dificilmente trará resultados. É difícil arrumar isso durante ano.

> Já o Lewis Hamilton, vem fazendo história. Ótima corrida. Está junto com Alonso e Kimi na liderança do campeonato, porém sou um pouco cauteloso em relação aos elogios. Muito se diz entre os cronistas de F1 que para piloto jovem fazer um bonito numa equipe de menor expressão é fácil. Difícil é correr com a pressão de não poder errar. Hamilton, hoje, corre na McLaren. Uma equipe de tradição, a segunda força da temporada e tem ao seu lado o atual bicampeão da categoria. Tem toda pressão por correr pela equipe anglo – germânica, mas ainda tem todo ímpeto que os jovens pilotos possuem. Aquela falsa irresponsabilidade que muitas vezes faltam aos grandes campeões. Sabe o que esta fazendo e quando largar a frente de Alonso, dificilmente chegará atrás.

> E a Renault hein? Continua com um rendimento muito abaixo do esperado. Continuam colocando a culpa nos pneus Bridgestone, mas esse fraco desempenho vai muito além dos compostos japoneses. Falta-lhe uma referência, um piloto que façam os mecânicos e a equipe brilhar novamente. E com Fisichella e Kovalainen... hummmmmmmm.

> E a Globo na qual tanto critiquei no GP da Malásia? Dessa vez acertaram na transmissão. Sem o ufanismo do Galvão e sem o irritante apelido dado ao Hamilton, Cléber Machado e sua trupe fizeram uma transmissão mais informativa e sem cortes entre a bandeirada e o podium. Até a entrevista do treino oficial mostraram no sábado! Uma única ressalva ao repórter Carlos Gil. Vai fazer pergunta mal assim lá no Bahrein.

Informou: Cevada Buster TM

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Rodrigo. adorei teu blog. Facil leitura, texto legal. E assuntos que me interessam.
Perdoe a invasão, vi teu link no blig do gomes e resolvi xeretar. Fiquei impressionado e feliz.
Parabéns.
Já O Mclaren de 4 retrovisores era para o Hamilton controlar o desgaste dos pneus traseiros. Idéia de gerico logo descartada.
Ron Groo.
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Felipe Maciel disse...

Como vai, Rodrigo, tudo bom? É o seguinte: amigo do Ron Groo é amigo meu também. Realmente, seu blog é excelente! Vou aproveitar para te convidar a postar no meu também: blogf-1.blogspot.com

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