quinta-feira, 8 de março de 2007

Mudanças de Regulamento Para Temporada 2007 da Fórmula 1


O regulamento da Fórmula 1 para a temporada 2007 teve poucas mudanças, mas muito impactantes. Os motores foram diretamente afetados, com o congelamento imposto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Ao contrário do que acontecia até 2006, os fabricantes não podem mais mexer nos propulsores até a temporada de 2010. Os modelos de 2007 serão iguais aos do GP do Brasil do ano passado. Apenas mudanças marginais poderão ser feitas, como troca de componentes defeituosos. A punição por troca continua valendo, com o carro perdendo dez posições no grid de largada. Os motores têm que durar dois GPs.

- Parar o desenvolvimento dos motores fará uma grande diferença. É claro que minha opinião como piloto será limitada, porque não sei o que isto significa para o fabricante. Alguns estão pensando que isso é bom, mas outros estão reclamando, principalmente quem precisava melhorar o motor – diz David Coulthard, piloto da RBR.

- O congelamento dos motores só será bom se realmente levar a uma redução de custos. Mas ainda acho estranho banir o desenvolvimento da F-1. Se uma equipe estiver acima ou aquém da concorrência, vai ser difícil mudar esta situação – reclama Nick Heidfeld, da BMW Sauber.

Os pneus também sofrerão alterações. Com o advento de apenas uma fabricante, a Bridgestone, os pneus tendem a ficar mais duros e lentos. Nesta semana, a FIA fez um adendo ao regulamento, tornando obrigatório o uso de dois tipos de pneus durante as provas, com o composto mais macio sendo identificado para os torcedores.

- Existem aspectos positivos e negativos com os pneus. A velocidade vai diminuir, porque não haverá a guerra dos fabricantes. Mas teremos um fator variável a menos. Isso fará tudo ficar mais transparente e emocionante para os fãs. Mas, pelo que pude notar nos testes de inverno, continua divertido – afirma Heidfeld.

- Testamos com eles durante o inverno e fomos bem-sucedidos. Teremos de usá-los de forma diferente. Eles serão mais lentos, mas também trarão mais equilíbrio, pois todos usarão os mesmos compostos nesta temporada – diz Jarno Trulli, piloto da Toyota.

A última mudança será nos treinos de sexta-feira. Antes, as sete equipes com pior classificação no campeonato anterior teriam direito a usar um terceiro carro em duas sessões de uma hora. Para 2007, o tempo do treino aumentou, mas os times só poderão utilizar dois carros. O piloto reserva poderá usar um dos dois modelos da equipe.

A temporada 2007 da F1 começa no próximo sábado, dia 18 de Março, com o GP da Austrália, em Melbourne.


A Rede Globo transmite a corrida ao vivo, com narração de Galvão Bueno, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti.


Informou: Cevada Buster TM

Nenhum comentário: